Cérebro De Lama

Brain Of Mud

05
Fev 12

afonso

Quando o Esperto E buRRo.

….como pôde alguém tão obviamente inteligente fazer uma coisa tão irracional, tão perfeitamente estúpida?

A resposta: a inteligência académica tem muito pouco a ver com a vida emocional. Os mais inteligentes de nós podem facilmente soçobrar nos baixios das paixões desenfreadas e dos impulsos; pessoas com QI elevado podem revelar-se péssimos pilotos das suas vidas particulares.

Há numerosíssimas excepções à regra de que QI prediz o êxito; na realidade, são mais as excepçõesdo que a regra. Na melhor das hipóteses, o QI contribui com cerca de 20 por cento para os factores que determinam o êxito na vida, o que deixa 80 por cento para outras forças. Tal como notou determinado observador,«A vasta maioria dos nichos que as pessoas acabam por ocupar na sociedade é determinada por factores que nada têm a ver com o QI e que vão desdea posição social à sorte.»

 

 

A inteligência emocionaL:

Capacidade de a pessoa se motivar a si mesma e persistir a despeito das frustrações; de controlar os impulsos e adiar a recompensa; de regular o seu próprio estado de espírito e impedir que o desânimo subjugue a faculdade de pensar; de sentir empatia e de ter esperança. Ao contrário do QI, com os seus cem anos de histórias de investigação com centenas de milhar de pessoas, a inteligência emocional é um conceito novo. Ninguém sabe dizer exactamente por quanta da variabilidade que se verifica de pessoa para pessoa no curso da vida ela é responsável.  Mas os dados existentes sugerem que pode ser uma influência tão poderosa e por vezes ainda mais poderosa que o QI. E ao passo que há quem afirme que o QI não pode ser substancialmente alterado pela experiência ou pela educação. … as competências emocionais cruciais podem sem a mínima dúvida ser aprendidas e aperfeiçoadas pelas crianças, se nos dermos ao trabalho de lhas ensinar.

 

publicado por tiGue às 11:05

Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17
18

19
23

26
27
28


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.